Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

Notícias, Monitoria

Concurso Monitoria 2018

Concurso Monitoria de Sala 2018

Noticia Unicursos

EDITAL CONCURSO DE BOLSAS – MONITORIA DE SALA

O UNICURSOS, escola preparatória para concursos públicos, faz saber que será realizado o Concurso de bolsas para concessão de bolsas de 80% para Monitorias de salas, o qual se regerá pelas normas deste Edital.

O candidato deverá estar de acordo com as normas contidas neste Edital, bem como às atribuições que devem ser exercidas pelo Monitor(a) de sala, as quais estão descritas no Anexo II deste Edital.

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

O Concurso realizar-se-á sob a responsabilidade da própria escola, obedecidas às normas deste Edital.

1.1 O Concurso destina-se a concessão de bolsa de 80% para Monitoria de sala, obedecendo à ordem classificatória do(a) candidato(a) pré selecionados para os seguintes cursos preparatórios:

  • ESCREVENTE TJ (TURMAS INTENSIVAS) - MANHÃ, NOITE E FIM DE SEMANA
  • POLÍCIA CIVIL - MANHÃ
  • ESPECÍFICO TRT – MANHÃ E NOITE
  • BÁSICO – MANHÃ, NOITE E FIM DE SEMANA
  • CFO (Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar)

 1.2 O candidato deverá escolher, no ato da prestação da prova, em qual o curso que pretende obter a bolsa.

1.3 Para todos os cursos oferecidos deverá haver número mínimo de alunos matriculados para início da turma (estipulado pela escola), portanto, caso o(a) candidato(a) bolsista já tenha feito a matrícula e o curso não tenha o número mínimo de alunos para iniciar, o valor integral pago será devolvido.

1.4 A concessão das bolsas não é cumulativa com outras promoções ou descontos oferecidos pela escola.

1.5 Se o candidato(a) contemplado com a bolsa estiver matriculado no curso que recebeu o benefício, os compromissos financeiros continuarão e ele(a) receberá uma carta de crédito da quantidade de horas restantes referente ao curso matriculado.

 

  1. DAS INSCRIÇÕES

2.1 A inscrição do candidato(a) cofirmará o conhecimento e a tácita aceitação das normas, bem como das condições estabelecidas neste Edital, não podendo alegar desconhecimento.

2.2 Objetivando evitar ônus desnecessário, o candidato deverá efetuar o pagamento do valor de inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para o Concurso de bolsa de Monitoria.

2.3 A inscrição deverá ser feita pessoalmente no período de 18 de dezembro de 2017 a 08 de janeiro de 2018, observando o horário de funcionamento da Escola (segunda a sexta-feira das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 16h).

2.4 No ato da inscrição o candidato deverá estar munido do documento de identificação. São considerados: Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Polícia Militar; Cédula de Identidade para Estrangeiros; Cédulas de Identidade fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade: as Carteiras do CREA, OAB, CRC, CRM etc.; Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97).

2.5 A inscrição só será realizada mediante o pagamento de importância indicada a seguir, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços, de R$ 20,00 (vinte reais) OU mediante a entrega do valor de R$ 20,00 dos seguintes itens: arroz, feijão, leite integral, pó de café, sal, bolacha doce e/ou salgada.

2.6 Os alimentos arrecadados serão destinados para o Projeto Vale do Jequitinhonha.

2.7 Em hipóstese alguma haverá reserva de vagas sem a prévia doação ou pagamento.

2.8 Serão aceitos 100 inscrições, podendo ser alterado a critério do UNICURSOS.

 

  1. DAS PROVAS

3.1 A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 1h30 (uma hora e trinta minutos), e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato.

3.2 A prova será composta de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma, de acordo com o conteúdo programático constante do Anexo I , parte integrante deste edital.

 

  1. DA PRESTAÇÃO DA PROVA

4.1 A realização da Prova objetiva está prevista para o dia 09 de janeiro de 2018 e será realizada na própria escola Unicursos, no horário das 19h30 às 21h.

4.2 As atualizações e informações pertinentes serão divulgadas oportunamente através do site: www.unicursos.com.br, sendo de responsabilidade do candidato a consulta.

4.3 Não haverá segunda chamada ou repetição de prova.

4.4 O candidato não poderá alegar desconhecimentos sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência.

4.5 O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará em sua eliminação do concurso.

4.6 Na prova, o candidato deverá assinalar na Folha de Respostas (gabarito) personalizada, único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da Folha de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões personalizado.

    4.6.1 Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato.

4.7 O candidato deverá comparecer ao local designado munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto, borracha e documento de identidade de acordo com o item 2.3.1 deste certame.

4.8 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

4.9 Durante a realização das provas, não será permitida nenhuma espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou quaisquer anotações.

4.10 Os aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados até a saída do candidato do local de realização das provas.

4.11 No dia da realização da prova, na hipótese do nome do candidato não constar nas listas disponíveis entre as salas, a escola procederá à inclusão do candidato, mediante a apresentação do comprovante de inscrição (recibo de pagamento).

 

  1. DO GABARITO PRELIMINAR E DO JULGAMENTO DA PROVA OBJETIVA

5.1 O gabarito preliminar será divulgado no site www.unicursos.sjc.br no dia 10 de janeiro de 2018, a partir das 08 horas.

5.2 A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 30 (trinta) pontos, sendo de caráter eliminatório e classificatório.

5.3 Será considerado habilitado na prova objetiva o(a) candidato(a) que acertar no mínimo 50% das questões, ou seja, obtiver no mínimo 15 (quinze) pontos.

5.4 O candidato não habilitado será eliminado ou desclassificado do concurso.

 

  1. DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS (AS)

6.1 A Lista classificatória final será publicada no site unicursos.com.br para ciência dos interessados, após procedido o desempate de notas, conforme abaixo mencionado.

6.2 No caso de empate, dar-se-á preferência ao candidato que, sucessivamente:

6.2.1 Tiver idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos completos até o encerramento das inscrições (Lei 10.741/2003);

6.2.2 Obtido o maior número de acertos na Prova de Língua Portuguesa;

6.2.3 Mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 (sessenta) anos;

6.2.4 Maior número de filhos menores de 18 anos de idade até o encerramento das inscrições;

6.2.5 Prevalecendo o empate, haverá sorteio para designar o contemplado pela bolsa.

 

  1. DOS RECURSOS

7.1 Será admitido recurso quanto ao gabarito preliminar e a classificação dos candidatos (as).

7.2 O prazo para interposição dos recursos descritos no item acima será até às 12 horas do dia 13 de janeiro de 2018 após a concretização do evento que lhes disser respeito.

7.3 Admitir-se-á um único recurso por candidato(a) para cada evento referido no item 1 deste capítulo.

7.4 O recurso interposto fora do respectivo prazo não será aceito, sendo considerado, para tanto, a data e horário da postagem.

7.5 O recurso deverá ser enviado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

  1. VIII – DO RESULTADO

8.1 O resultado final do concurso será divulgado no site da escol(a www.unicursos.com.br) no dia 17 de janeiro de 2018.

8.2 Qualquer ocorrência não prevista no presente Edital será julgada pela coordenação da Unicursos.

 

São José dos Campos, 15 de dezembro de 2017.

Coordenação Unicursos

 

 

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Língua Portuguesa (10 questões): 1. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais, literários e não literários. 2. Informações literais e inferências possíveis. 3. Ponto de vista do autor. 4. Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão. 5. Significação contextual de palavras e expressões. 6. Sinônimos e antônimos. 7. Sentido próprio e figurado das palavras. 8. Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Regência verbal e nominal. 11. Colocação pronominal. 12. Crase. 13. Pontuação

 

Matemática (5 questões): Noções de Conjunto: Operações e Problemas, Conjuntos Numéricos, Potenciação, Radiciação, Equações de 1º e 2º grau, Sistema de Equações, Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta, Porcentagem, Inequações de 1º e 2º grau, Funções Exponenciais e Logarítmicas, Estatística. Matemática Financeira: Juros Simples e Compostos, Taxas de Juros. Sistema Legal de Medidas, Semelhança de Triângulo, Áreas e Perímetros da Figura Plana, Trigonometria no Triangulo Retângulo, Noções do Ciclo trigonométrico, Sólido Geométrico.

 

Raciocínio Lógico (5 questões): Lógica proposicional, objetivos, conectivos, tabelas verdade, operações lógicas sobre proposições, equivalência lógica, negação das operações lógicas, tautologia, contradição, indeterminação, implicação, proposições associadas a uma condicional – considerações complementares, argumentação – princípios básicos, silogismo, argumento e condicional – análise pela tabela verdade, exercícios de aplicação, exercícios modelo e de raciocínio em geral, seqüências, resolução de provas anteriores – AFRF e TRF, – MTE e TCU, CGU e SEFAZ, Nossa Caixa – MPSP – TCE-SP

 

Noções de Informática (10 questões): Software – Hardware - Dispositivos de Armazenamento – Memórias – Periféricos. Sistema Operacional e Software: Windows 7, Windows 8, Software Livre e Linux, Windows Explorer - conceitos de organização de pastas e arquivos.  Editor de Textos: LibreOffice e BrOffice Writer, Microsoft Word 2007, Microsoft Word 2010.    Planilhas Eletrônicas - Microsoft Excel, Microsoft Excel 2007,  Microsoft Excel 2010 - Microsoft PowerPoint 2007 , Microsoft PowerPoint 2010.  Redes de Computadores: Internet, Intranet e Extranet, Ferramenta ou site de busca - Segurança da Informação: Ferramentas de Segurança (antivírus, firewall, backup e outros), Malware (vírus, worms e pragas virtuais), Navegadores (browser e cliente web): Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google e Chrome  - Correio Eletrônico (cliente de e-mail e webmail):Teclas de atalho - Extensão de Arquivo.

 

ANEXO II

REGULAMENTO INTERNO MONITORIA DE SALA UNICURSOS

  1. O monitor(a) de sala terá direito a 80% de bolsa de estudo do curso, enquanto estiver exercendo a função;
  2. O monitor(a) de sala é um representante da coordenação do curso em sala de aula, objetivando a melhoria do curso;
  3. O monitor(a) receberá um breve treinamento sobre o funcionamento dos equipamentos que podem ser utilizados em sala pelo professor;
  4. São atribuições específicas do monitor(a) de sala:

4.1 Acompanhar atentamente o desenvolvimento das aulas ministradas, de acordo com o cronograma de aulas, verificar se o conteúdo pedagógico está dentro do edital de referência do curso;

4.2 Ficar à disposição do professor, auxiliando-o no manejo do equipamento (computador, microfone, projetor multimídia, etc) bem como verificar se há pincel, apagador, água, etc. e,  ao final da aula, o quadro está apagado;

4.3 Verificar se o professor vai utilizar algum livro e, após o término, da aula devolver o material na secretaria do curso;

4.4 Controlar a frequência dos alunos, passando pela sala a Lista de Presença. É importante que o monitor verifique se todos assinaram a lista e se houver pessoas em sala sem o nome na lista, o monitor deve pedir para que a pessoa verifique sua situação na secretaria da escola;

4.5 O monitor deve também acompanhar se existem alunos com faltas frequentes, e caso houver, deve: 1) tentar o contato com o aluno e verificar se existe algum problema; 2) caso não consiga o contato ou o aluno esteja com problemas para assistir às aulas, informar à coordenação formalmente (e-mail).

4.5 O monitor deverá sentar em uma carteira próxima à porta da sala para efetuar o controle de alunos matriculados bem como eventuais entregas de materiais;

4.6 Colocar-se à disposição dos alunos e fazer a devida intermediação entre a sala e a coordenação e ou direção, anotando todas as reivindicações, sugestões, críticas e dúvidas que devem ser resolvidas pela coordenação e/ou direção do Unicursos, sendo imparcial e não tomando nenhuma ação;

4.7 Qualquer solicitação com o aluno deverá ser feito diretamente na secretaria ou a coordenação;

4.8 Disponibilizar-se para eventuais reuniões pedagógicas em período oposto ao do curso;

4.9 O monitor(a) de sala, deverá incentivar os colegas sobre a importância da avaliação;

4.10 O monitor(a) de sala deverá chegar à escola 20 minutos antes do início da aula a fim de se inteirar de todas as atividades do dia, anotar recados a serem transmitidos e demais providências a serem tomadas para o bom desempenho da aula. Também deverá permanecer em sala até o encerramento da aula, auxiliando o professor em sala no que for necessário;

4.12 Ao final da aula, cabe ao monitor(a) apagar o quadro, desligar equipamentos, recolher pincel(is) e entregar na secretaria a lista de chamada, bem como sobra de material.

  1. O monitor deverá preparar, quinzenalmente (ou seja, a cada 2 semanas) um minissimulado para a turma referente ao conteúdo ministrado durante os últimos 15 dias, para auxiliar o estudo dos alunos. O Unicursos disponibilizará acesso a site com base de questões de concursos anteriores e modelos padrões para a confecção do minissimulado.
  2. O monitor(a) de sala será apresentado aos alunos da turma e aos professores do curso.
  3. O monitor(a) de sala não poderá faltar ao curso; caso seja necessário, deve avisar e justificar a falta à secretaria, sendo que as faltas não podem ultrapassar 10% do curso.
  4. Em caso de desistência e/ou cancelamento, não será feita devolução proporcional de valores referente à carga horária não cursada e nem transferido a bolsa para outro curso.

 

Demo

Siga-nos nas redes sociais

São José dos Campos

  • Rua Brigadeiro Osvaldo Nascimento Leal, 400 - Vila Rubi
    12 3909.5800 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.